Existe uma grande discussão hoje sobre a importância de códigos válidados nos padrões W3C, porém, apesar de todas estas preocupações é notório o desconhecimento de muitos desenvolvedores de que nem sempre um código válido é um código semântico.
Como podemos entender isto? Vejamos na prática.
Podemos supor inicialmente que o código abaixo descreve uma página com um topo, uma área central e um rodapé. Na área central serão exibidos 3 parágrafos, e no rodapé, alguns links de navegação.
A pergunta que surge é: O código abaixo está correto?
A resposta a pergunta é: Sim, está correto, pois este código poderá ser validado de acordo com os padrões do W3C, porém, o ponto que queremos destacar é: É um código com uma semântica correta?
A resposta a pergunta acima é: Não, não está semântico, pois os elementos do código não estão sendo utilizados da melhor forma para que a "máquina" entenda de forma clara o que se refere esta parte do código. Podemos comparar isto a fornecer um livro em um idioma espanhol para alguém que fala português; é bem possível que se consiga fazer a leitura com algum esforço, mas a probabilidade de que não seja totalmente compreendido é grande.
De que forma poderíamos então exibir este código validado e semanticamente correto?
Não estou dizendo através deste post que esta é a única forma correta de desenvolver este código de uma forma válida e com uma semântica correta, porém, é uma das formas de se fazer isso.
Fica como sugestão sempre fazer esta pergunta ao desenvolver suas aplicações:
" Seu código está correto e semântico? "
Dj Gustavo Effe
ResponderExcluirAcho que o blog vai ajudar muita gente.
Aprovado!
http://www.djgustavo.net